terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Seminário ecoempresas sobre Eco-eficiência

Da esquerda para a direita: Vítor Lopes (EDV ENERGIA), Pedro Santos (EDV ENERGIA), Claudia Pedro (Kupper&Smith) e Paula Neto (Alberto J. Tavares)


No passado 22 de Novembro realizou-se no Hotel Dighton em Oliveira de Azeméis o 4º Seminário do projecto EDV ECO-EFICIENTE (www.ecoempresas.org) dedicado ao tema da Eco-Eficiência.

Um dos oradores do seminário foi Vitor Lopes, colaborador da EDV ENERGIA que apresentou uma comunicação sobre o «Sistema de Gestão de Energia Municipal». Este sistema visa controlar e melhorar a qualidade da energia despendida nos edifícios municipais da região do Entre o Douro e Vouga (EDV). Gerir o consumo de energia nas autarquias continua a ser um desafio, não só devido ao aumento do preço da energia, mas também devido ao contínuo crescimento do consumo, associado a um alargamento do número de instalações. A gestão de energia municipal continua assim a apresentar-se como uma excelente oportunidade de redução de custos.

O Sistema de Gestão de Energia (SGE) Municipal arrancou no mês de Outubro tendo já permitido poupanças consideráveis à Câmara de Oliveira de Azeméis. Esta iniciativa enquadra-se nos objectivos estabelecidos pela EDV ENERGIA, de reduzir nos próximos três anos 20% nos gastos com energia, água e resíduos nas instalações geridas pelas autarquias do EDV.

Para além da gestão energética, a EDV ENERGIA propõe alargar o SGE em 2007 aos vectores água e combustíveis, alargando a perspectiva de gestão e controlo dos custos operacionais para uma perspectiva integrada de eco-eficiência.

Sem comentários: