sábado, 27 de janeiro de 2007

Energias Renováveis e Micro-cogeração no Turismo Rural

- Apresentação de resultados do Projecto Green Lodges




O projecto Green Lodges é um projecto co-financiado pela União Europeia enquadrado no programa “Energia Inteligente para a Europa”. Está a ser desenvolvido simultaneamente em sete países europeus por nove organizações diferentes, entre as quais a EDV ENERGIA.

Este projecto pretende promover a implementação de sistemas de energias renováveis e micro-cogeração em estabelecimentos de alojamento de turismo rural, como forma de satisfazer parte da procura de energia destes locais e a promoção de uma gestão energética eficiente. Por outro lado, será desenvolvido um guia onde barreiras administrativas e legais, assim como esquemas de incentivos ou financiamento serão analisados para ajudar os proprietários/gerentes na tomada de decisão.

Desde 2005, a EDV ENERGIA é parceira deste projecto e já interveio num total de 10 estabelecimentos de turismo rural na Região do Entre o Douro e Vouga seguindo 5 fases distintas:


- Fase I: Análise da procura de energia nos estabelecimentosde alojamentode turismo rural.
- Fase II: Análise da oferta de fontes de energia renovável.
- Fase III: Análise de tecnologias de micro-cogeração, seu potencial e oportunidades.
- Fase IV: Correspondência entre oferta e procura


Para finalizar este projecto, a Fase V corresponde à apresentação pública do trabalho desenvolvido e as suas conclusões num workshop que terá lugar na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, a 31 de Janeiro 2007,

Serão apresentados, entre outros, 3 casos de estudos seleccionados entre as dez intervenções realizadas pela agência, o Guia de Apoio aos Proprietários de Turismo Rural e haverá lugar a debates sobre cada um dos temas abordados.

A inscrição é gratuita e está aberta ao público em geral até ao dia 30 de Janeiro 2007.

Sem comentários: