segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Piscina Municipal da Feira pioneira na utilização de pilha de hidrogénio


Modelo de co-geração baseado em energia renovável

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, através da Feira Viva – Empresa Municipal, e a empresa Self Energy vão assinar, na próxima terça-feira, dia 16 de Outubro, pelas 10h30, na Piscina Municipal de Santa Maria da Feira, um Contrato de “Performance” de Energia, dando um passo em frente na utilização de soluções inovadoras na área dos serviços energéticos. Assim, a primeira pilha de hidrogénio da AGNI vai ser instalada na Piscina Municipal de Santa Maria da Feira.

O objectivo é substituir o actual sistema de caldeiras a gás e ligação eléctrica à EDP por uma pilha de hidrogénio. Trata-se de um modelo de co-geração, mais sustentável e baseado na energia renovável, que assegurará o funcionamento da piscina e respectivas instalações, incluindo sistemas mecânicos de bombagem, iluminação, balneários e aquecimento de águas.

Com este sistema, a produção de calor e electricidade (sistema de co-geração) é conseguida com um nível de excelência superior e tem a vantagem acrescida de ser realizado num regime de contrato ESCO, ou seja: o cliente não paga o equipamento e é pelos valores de redução dos custos de energia que o investimento se amortiza.

EDV ENERGIA lidera auditorias a realizar

A EDV ENERGIA irá liderar a auditoria energética que será feita inicialmente às instalações e equipamentos da Piscina Municipal da Feira no sentido de determinar o potencial de poupança energética existente no Edifício, sendo para tal definido o cenário de referência relativo aos actuais níveis de consumo de energia.

Nesta auditoria será avaliada, entre outros aspectos, a instalação de equipamentos de produção de electricidade e energia térmica, para abastecimento do Edifício, bem como para venda a terceiros e à rede pública de distribuição de electricidade em baixa tensão.

Será também nesta auditoria que se avaliará o potencial de poupança energética e a possibilidade e viabilidade da instalação no Edifício de outros equipamentos de produção de electricidade e/ou energia térmica, para além da Pilha de Combustível, tais como a instalação de colectores solares térmicos ou de painéis fotovoltaicos, entre outros exemplo.

Posteriormente à instalação dos equipamentos, a EDV ENERGIA irá coordenar as auditorias periódicas para avaliação das poupanças efectivamente atingidas e do eficiente funcionamento dos equipamentos instalados.

Desta forma a EDV ENERGIA irá prestar todo o apoio e assistência técnica à FEIRA VIVA no sentido de serem garantidas as melhores condições de funcionamento dos equipamentos a instalar, de forma a maximizar a poupança energética global.

A EDV ENERGIA considera que este é um projecto pioneiro para a região e para o país, não só devido a estarmos na presença de uma tecnologia inovadora mas também devido ao próprio modelo de financiamento constituir outro aspecto pioneiro a salientar. Estamos certos que este projecto irá merecer a atenção de muitos outros municípios e que irá constituir um excelente projecto demonstrativo da capacidade de inovação na área da eficiência energética.

A terminar, de referir que a implementação deste projecto vem na linha do trabalho que a EDV ENERGIA tem vindo a desenvolver, no sentido de serem adoptadas tecnologias inovadoras na área da eficiência energética nas instalações e equipamentos geridos pelos municípios do Entre o Douro e Vouga. Trata-se sem dúvida de uma parceria público-privada que deve ser replicada noutras situações com ganhos para todas as partes.”

Sem comentários: