quinta-feira, 11 de outubro de 2007

EDV ENERGIA PREMIADA EM CONCURSO PROMOVIDO PELA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN


CONCURSO AGIR-AMBIENTE ATRIBUI PRÉMIO A PROJECTO DA EDV ENERGIA

Nos últimos anos alargou-se o consenso em torno da importância das alterações climáticas, como um problema à escala global. As consequências e implicações das alterações climáticas manifestam-se num quadro de grande complexidade, projectando-se sobre a biodiversidade, o ordenamento do território, as políticas de energia e transportes, o urbanismo, a saúde pública, os estilos de vida e os padrões de consumo, entre muitos outros aspectos.

Nessa medida, e em consonância com o desafio das Nações Unidas para a realização da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), a Fundação Calouste Gulbenkian propôs-se estimular a capacidade de iniciativa da sociedade, designadamente das universidades, centros de investigação, organizações profissionais, organizações não governamentais, municípios, entre outras entidades, no domínio das alterações climáticas, através do Concurso “AGIR-AMBIENTE”, desenvolvido no âmbito do Programa Gulbenkian Ambiente.

O Projecto “EDUCAÇÃO PARA A PREVENÇÃO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS” foi premiado no âmbito da candidatura efectuada pela EDV ENERGIA tendo sido atribuídos 5.000 Euros de financiamento.

Projecto “EDUCAÇÃO PARA A PREVENÇÃO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS”

O Projecto distinguido pela Fundação Calouste Gulbenkian visa a organização e a promoção de seminários dedicados ao tema das Alterações Climáticas nas escolas da região do Entre Douro e Vouga, em particular nos municípios de Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Santa Maria da Feira e São João da Madeira.

Tendo por base a rede de parceiros da EDV ENERGIA, pretende-se organizar um seminário dedicado ao tema das Alterações Climáticas por cada agrupamento vertical de escolas (incluem EB1 a EB2,3) e escolas secundárias, perfazendo um total de 33 eventos, num universo de 361 escolas.

Cada seminário será organizado de modo a envolver toda a comunidade escolar (professores, alunos, encarregados de educação) e contará com a participação de convidados especialistas nacionais na área, que, além de apresentarem a problemática, estarão disponíveis para um espaço de debate e esclarecimento.

Os seminários visam a clarificação e consciencialização das causas e efeitos das alterações climáticas, a sua relação com os Gases de Efeito de Estufa (GEE), como é que estes se produzem, como prevenir e qual o papel que cada um pode ter no combate às alterações climáticas. Através da informação e sensibilização da comunidade escolar do EDV pretende-se promover comportamentos mais responsáveis e que contribuam efectivamente para a redução da emissão de GEE – quer ao nível das escolas, quer no dia-a-dia dos cidadãos.

Sem comentários: