segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

INOVJOVEM - Jovens Quadros para a Eco-eficiência


O Projecto INOVJOVEM – Jovens Quadros para a Eco-eficiência está inserido no Programa Ecoempresas e visa integrar jovens nas empresas da região do Entre Douro e Vouga (EDV).

Neste programa são integrados jovens desempregados, ou à procura do primeiro emprego, com qualificações superiores em engenharia, tendo como objectivo a sua formação em novos conceitos e práticas no domínio da eco-eficiência. Visa-se que os formandos integrem nas empresas do EDV, práticas de sustentabilidade com vista ao desenvolvimento da região, fazendo desta um exemplo de protecção ambiental e de desenvolvimento económico. As áreas de formação específica são: eco-eficiência; gestão de energia, da água e de resíduos sólidos; licenciamento e certificação.

Foram organizados dois ciclos de formação, integrando no total 30 formandos, decorrendo no global entre Junho de 2006 e Outubro de 2007. Cada ciclo está organizado em três fases: formação inicial especializada em sala no domínio da eco-eficiência com a duração de dois meses, complementada por cinco seminários de curta duração ao longo do período de estágio; o período de estágio profissional na empresa; e a respectiva tutória externa.


Os estágios estão a decorrer em empresas da região EDV, pertencentes a diversos sectores de actividade, destacando-se maioritariamente o sector metalomecânico, o calçado e os moldes.



Do ponto de vista de integração profissional, os Licenciados em Engenharia do Ambiente são o perfil maioritário, seguido da Engenharia Electrotécnica, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Química.

Ambos os ciclos de formação se encontram neste momento na fase do estágio em empresa, prevendo-se para Março o início dos seminários destinados a cada uma das áreas de formação, que contarão com especialistas convidados para o efeito.

Sem comentários: