quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Sistema de Gestão de Energia já permite poupanças no Entre o Douro e Vouga

Imagem: Base de Dados do SGE


Em 2006, EDV ENERGIA e o seu Sistema de Gestão de Energia permitiram diminuir em cerca de 9% o total de facturação eléctrica dos edifícios municipais de Oliveira de Azeméis. O sistema está agora em fase de implementação em São João da Madeira, Vale de Cambra e Santa Maria da Feira e brevemente também em Arouca.

As autarquias do EDV apresentam um elevado número de instalações municipais. A gestão dos custos de exploração e do seu impacte ambiental é de uma grande dificuldade para as autarquias. Por isso, a EDV ENERGIA considerou essencial a implementação de um Sistema de Gestão de Energia (SGE).

O SGE consiste num sistema de informação integrado, vocacionado para a gestão do consumo energético das instalações municipais. Este instrumento torna possível o aumento da eficiência administrativa e o controlo dos custos de exploração destas instalações.


Em Oliveira de Azeméis, o SGE está em funcionamento desde Outubro de 2006, onde já se registaram resultados animadores: 30.000 euros a menos no total da facturação elétrica, quantid equivalente a uma redução de 9%.

O projecto está agora em fase final de instalação noutras autarquias associadas da Agência, abrangendo um total de 951 instalações, que em 2006 representaram, aproximadamente, um total de 1,5 milhões de euros de facturação de electricidade. A EDV ENERGIA estima que seja possível uma poupança no consumo de electricidade na ordem dos 20%.

Sem comentários: